Clube do Trânsito

PCD/PNE

Isenção PCD: as coisas MAIS importantes que você precisa saber

▪️O que é?
Já ouviu falar na isenção de impostos para Pessoas com Deficiência Física, ou seja, isenção PCD? Isso é um direito de todo PCD a ter descontos no carro 0km e isenção de IPVA.

▪️Isenção de IPVA
O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, mais conhecido como IPVA, deve ser pago anualmente, nos primeiros meses de cada ano, e é destinado a proprietários de automóveis, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
Porém, existem alguns casos onde proprietários recebem o direito à isenção sobre esse imposto.

Uma das opções de maior destaque é o caso das Pessoas com Deficiência que têm direito ao benefício em casos de doenças e deficiências que comprometam a mobilidade no dia a dia.

▪️Quais deficientes físicos podem comprar carros com desconto?
Existe uma lista com mais de 50 diferentes deficiências que dão direito a isenção.
Nesse vídeo, você confere o top 10 das mais comuns:
-Artrite e Artrose
-AVC
-Bursite e Tendinite graves
-Deficiência Mental
-Doença de Parkinson
-Encurtamento de membros e más formações
-Hanseníase
-Hérnia de Disco
-LER (lesão por esforço repetitivo)
-Próteses internas e externas

▪️Documentos necessários para deficiente físico compra de veiculo:
O primeiro deles é a Carteira Nacional de Habilitação! Para ter acesso à isenção de IPVA PCD, o proprietário deve ser habilitado e ter sua CNH especial, com a informação sobre as restrições do condutor. Este processo deve ser feito junto ao DETRAN de cada cidade. Observe que se o deficiente é não condutor, não precisará ter CNH.
O segundo documento é o Laudo Médico! O proprietário PCD deverá apresentar o laudo, emitido por um médico credenciado ao Sistema Único de Saúde, o SUS. Este laudo deve ser assinado pelo responsável da instituição médica.
Com a CNH especial e o laudo em mãos, chegou a hora do Formulários de solicitação. Será necessário o preenchimento dos formulários disponíveis nos sites da Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Cada formulário poderá ser diferente, de acordo com o Estado brasileiro.

▪️Quanto tempo demora o processo de isenção pcd?
Para condutores PCD que já possuem a CNH especial, o procedimento pode levar até 45 dias, desde a solicitação, até a aquisição do benefício. Para quem ainda não possui a CNH, será preciso realizar este processo antes de solicitar o benefício.

▪️Posso ter 2 carros com isenção de IPVA?
De acordo com a lei, o proprietário que recebe o direito da isenção PCD poderá aproveitar do benefício em apenas um veículo. Isso inclui tanto o imposto de IPVA, quando a isenção de ICMS e IPI.
Este controle é feito pelo número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do comprador, que poderá adquirir quantos carros quiser, mas só terá o benefício em um dos veículos.

▪️Mas afinal, quais carros pcd podem receber isenção?
Qualquer veículo com valor abaixo de R$70 mil reais pode receber a isenção de ICMS e IPI e IPVA. E para te ajudar a escolher o seu, separamos uma lista com os 10 Carros PCD mais comprados nos últimos anos, veja no vídeo.

▪️Se você tem interesse em fazer sozinho o seu processo de isenção de ipva pcd e precisa de um passo-a-passo completo e detalhado, reunindo todas as informações que você precisa, acelerando o seu processo de compra, acesse:
🔴https://www.despachantedok.com.br/isencao-de-ipva-como-fazer

Outros vídeos que você vai gostar:
➡️Como fazer Isenção de IPVA – Parte I

➡️Como fazer Isenção de IPVA – Parte II

➡️Licenciamento, IPVA e Seguro DPVAT são a mesma coisa?

➡️ Compartilhe esse vídeo:

Clique Para Comentar